Conteúdos

Formalizar ou não? A peleja dos grupos de capoeira

Formalizar ou não? A peleja dos grupos de capoeira

Equipe Conjunta

14 de ago de 2025

Gestão Jurídica

Artigo

Iniciante

0
(0)

Título

Formalizar ou não? A peleja dos grupos de capoeira

Ano de publicação

2025

Organizações responsáveis

OSC Legal Instituto

Autores/ participantes

Bruna Lopes

Idiomas

Potuguês

Focos geográficos

Nacional

Esse conteúdo é pra mim?

Este conteúdo é direcionado para grupos culturais comunitários, coletivos de capoeira, lideranças culturais, educadores populares e organizações interessadas em formalização jurídica no campo sociocultural. Especialmente aqueles que atuam com expressões da cultura popular e buscam ampliar seu alcance institucional sem perder suas raízes identitárias.

Este conteúdo aborda os desafios e oportunidades enfrentados por grupos de capoeira que consideram a formalização como Organizações da Sociedade Civil (OSCs). Com o fortalecimento da capoeira como patrimônio cultural brasileiro e mundial, muitos grupos visam expandir seu impacto social por meio da formalização. No entanto, esse passo estratégico exige planejamento e disposição para enfrentar exigências legais e administrativas.

A formalização pode abrir portas para editais públicos, parcerias com empresas privadas, reconhecimento institucional e segurança jurídica. Exemplos como o Instituto Brasileiro de Capoeira Educação (IBCE) mostram como a estrutura formal pode potencializar projetos de impacto social. Grupos como ABADÁ e Nzinga também se destacaram após se organizarem como OSCs, alcançando reconhecimento nacional e internacional.

Contudo, o processo exige atenção: além de custos com registro e assessoria, há obrigações contínuas como prestação de contas e organização interna. Para grupos menores, a alternativa pode ser o cadastro em sistemas municipais de cultura, permitindo uma institucionalização gradual, respeitando seus limites e objetivos coletivos.

Compartilhe nas redes sociais

O que você achou deste conteúdo?

Avalie o conteúdo e comente sua opinião sobre o conteúdo.
(necessário fazer login).

Conteúdos relacionados na Plataforma Conjunta

Formalizando a sua OSC/ONG

Equipe Conjunta • 12 de mar de 2025

Descubra como formalizar sua OSC ou ONG de maneira estruturada e segura!

0
(0)
0
Acessar conteúdo Favoritar

Contratação de MEI por ONGs

Equipe Conjunta • 8 de jan de 2024

Explore as nuances e regulamentações associadas à contratação de MEIs por ONGs.

0
(0)
0
Acessar conteúdo Favoritar

MEI e OSC – normas e cuidados

Equipe Conjunta • 11 de abr de 2023

Conheça as melhores práticas para contratar um Microempreendedor Individual (MEI) em sua Organização da Sociedade Civil (OSC).

0
(0)
0
Acessar conteúdo Favoritar

Sabe de alguma jornada que deveria estar na Plataforma Conjunta?

Estamos falando de cursos, workshops, formações, redes de profissionais, programas de aceleração e fomento de OSCs, e eventos de networking relacionados a diversas temáticas do desenvolvimento institucional. Se você conhece ou oferece alguma dessas oportunidades, queremos saber mais!

Indique aqui Grafismo

Você conhece alguma oportunidade que oferece recursos financeiros para o desenvolvimento institucional?

Essas oportunidades podem ser direcionadas diretamente para apoiar projetos de desenvolvimento institucional, oferecer recursos livres, ou financiar projetos finalísticos, onde parte do financiamento pode ser destinada ao desenvolvimento institucional. Se você conhece ou oferece alguma dessas oportunidades, compartilhe conosco!

Indique aqui Grafismo

Conhece algum conteúdo que deveria estar na Plataforma Conjunta?

Contribua com a sua indicação e nos ajude a fazer um site mais completo, diverso e interessante.

Indique aqui Grafismo

Receba as principais informações de gestão para sua ONG.

Nossa News é para gestores, lideranças, pessoas que atuam nas organizações e gostariam de melhorar áreas como comunicação, finanças, jurídica, monitoramento avaliação, captação de recursos entre outras. Além disso, você ficará por dentro de novidades e oportunidades do Terceiro Setor.